Banner Banner

Atelier: Conta-me uma história

Sugestões de livros para divertir-se com os pequenos, por Clara Haddad

Como contar histórias para os filhos? O que contar? Quais os livros indicados?
As histórias estão carregadas de significado, de lições e aprendizagens, de caminhos que podemos percorrer desde muito cedo no imaginário e que nos ajudam a compreender e estruturar nossas experiências de vida.
Os significados aparecem em diferentes níveis e só a criança sabe o que é mais importante para ela naquele momento de vida. Isto é o que a leva, por exemplo, a pedir repetidamente a mesma história até que consiga processar o conteúdo e partir para um novo relato que lhe trará outras percepções.
Quando contamos histórias, estamos trabalhando diferentes aspectos internos da criança, incluindo traços de caráter (a dimensão heróica, a questão do bem e do mal, etc.); raciocínio (no caso de histórias mais elaboradas onde existe um mistério a desvendar, um desafio a ser enfrentado); o desabrochar da imaginação (que nos leva a explorar outras dimensões não palpáveis); a criatividade, os valores e o senso crítico.

Este atelier pretende que os participantes:
• Percebam a importância de contar histórias e os impactos terapêuticos que esta atividade pode ter.
• Saibam selecionar livros de acordo com a faixa etária e interesses dos pequeninos.
• Tenham conhecimento de livros de literatura infantojuvenil sobre diversos temas para contar para seu filho (a), tais como: autoestima, morte, amizade, amor, medo, ansiedade, separação, perda…
• Reconheçam a importância da tradição oral e das brincadeiras no desenvolvimento infantil.

O CURSO SÓ ACONTECE COM O MÍNIMO DE 8 PARTICIPANTES INSCRITOS.
Público-alvo: educadores, professores, contadores de histórias, animadores culturais, bibliotecários, terapeutas e interessados no tema.

17/10/2017
Terça-feira, das 19h às 22h

Clube de Leitores
Av. Borges de Medeiros, 2500/1406 – Prime Offices Praia de Belas