Banner Banner

O que conta o corpo? A expressão corporal a serviço da oralidade

por Clara Haddad



PROGRAMA
O corpo do contador de histórias é presença, emissão, projeção e gesto. Também forma parte do diálogo que se mantém entre quem conta e os que escutam.
A partir do seu corpo, o narrador estabelece uma comunicação não-verbal com seu público e essa comunicação acompanha o seu discurso oral de forma a completar e “ilustrar” o que suas palavras dizem. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação dos seres humanos e está intimamente ligada ao pensamento e ao sentimento.
O curso pretende estimular e fazer com que o aluno aprenda a ver a linguagem corporal como língua falada: portadora de imensos significados.
No curso, essencialmente prático, serão investigadas novas expressões corporais, observadas as sensações que os movimentos criam no corpo e sua relação com a fala. Haverá um treinamento de expressões (diálogo não verbal com o público) e estímulo à descoberta do repertório de gestos de cada aluno. Quem conta histórias utiliza-se de muitas técnicas para desenvolver a sua arte, entretanto, é bom recordar que o corpo também conta!
Metodologia: trabalho prático. Os alunos devem frequentar o curso com roupas confortáveis (roupa confortável que permita movimentos, preferência roupas leves e levar um par de meias antiderrapantes).

O CURSO SÓ ACONTECE COM O MÍNIMO DE 8 PARTICIPANTES INSCRITOS.
Público-alvo: educadores, professores, contadores de histórias, animadores culturais, bibliotecários, terapeutas e interessados no tema.

DATA
21/10/2017
Sábado, das 14h às 20h

LOCAL
Viveiro Cultural
Rua Comendador Fontoura, 26 – Rio Branco
Cachoeira do Sul/RS

PROFISSIONAL
Clara Haddad – é narradora profissional e escritora com quase 20 anos de experiência tendo inúmeros projetos e apresentações desenvolvidos em várias partes do mundo. Já se apresentou em diversos países: Portugal, Brasil, Bélgica, México, Peru, Venezuela, França e Espanha. Foi destacada, em 2015, como melhor narradora de língua portuguesa da Europa na Bélgica. É diretora da Fábrica das Histórias e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro em Portugal. Membro do conselho de patronos das «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. clarahaddad.com

INVESTIMENTO
Até dia 10/10 com 20% desconto R$ 144,00 e depois R$ 180,00

REALIZAR INSCRIÇÃO